Reino Fungi
~>Organismos Eucarióticos
~>Aclorofilados
~>Podem apresentar parede celular empregando a quitina
~>Podem ser decompositores
~>Tem digestão extracorpórea
O Reino Fungi é composto por fungos, líquens ou micorrizas, seres eucariontes unicelulares (leveduras) ou pluricelulares que são importantes decompositores uma vez que se alimentam de substâncias orgânicas e contribuem com a reciclagem da matéria. Eles também causam doenças, são usados como alimento ou então na produção de bebidas, entre outros produtos.
Estrutura: Em geral os fungos são formados por um emaranhado de filamentos (hifas) que recebe o nome de micélio. A parte acima do solo é chamada corpo frutífero, responsável pela reprodução do fungo.
Metabolismo: Os fungos são heterotróficos, já que absorvem moléculas orgânicas simples, e podem ser aeróbios ou anaeróbios facultativos. A reprodução pode ser assexuada (brotamento, fragmentação do micélio ou produção de esporos) ou sexuada (fusão de hifa positiva com hifa negativa).
Os Fungos: a sua vida e como influenciam a nossa...
No dia-a-dia convivemos com numerosos fungos ou com seus produtos e nem damos conta! Os vinhos, queijos, podridões dos frutos ou a doença vulgarmente chamada "pé-de-atleta" parecem, à primeira vista, ter pouco em comum, contudo todos resultam da atividade de fungos. Os fungos estão presentes em quase todos os nichos ecológicos, são um grupo muito diversificado e numeroso. Estão descritas cerca de 69000 espécies de fungos embora estejam estimadas 1500000 espécies diferentes por todo o mundo!
O maior fungo conhecido, talvez também o maior e mais velho organismo vivo, é Armillaria ostoyae. Um exemplar descoberto no ano 2000, na Floresta Nacional de Malheur (Oregon, Estados Unidos), ocupa uma área subterrânea de 900 hectares. Este fungo vive enterrado e só se torna visível com as chuvas de Outono. Nessa época, surge à superfície na forma de cogumelos, junto a árvores que o fungo ataca e mata.
Os fungos são também muito utilizados na nossa alimentação . O cogumelo que comemos mais frequentemente é o Agaricus brunnescens, mas são várias as espécies cultivadas para consumo. Para além do seu sabor, os cogumelos têm um elevado valor nutricional e alguns têm ainda propriedades medicinais e até afrodisíacas. No entanto, é importante não esquecer que nem todos os cogumelos são comestíveis, muitos deles são extremamente venenosos! Vários fungos são utilizados na produção de alguns dos nossos alimentos, como o queijo Roquefort produzido pelo Penicillium roquefortii, o pão ou a cerveja que resultam da fermentação de açucares pela levedura Saccharomyces cerevisae.
Os fungos conseguem utilizar muitos substratos diferentes como fonte de alimento, incluindo tecidos, madeiras, vários produtos derivados de petróleo e, claro, a grande maioria dos nossos alimentos. Apesar de todos os esforços para proteger e conservar os alimentos, alguns fungos podem causar estragos por apodrecimento mas também produzir substâncias muito tóxicas, as micotoxinas, em produtos vegetais que consumimos diretamente ou para consumo animal. Estas substâncias podem causar graves doenças a nível renal, respiratório, neurológico ou hepático e mesmo vários tipos de cancro.
XXX
Bjs